Portal das Receitas Portal das Receitas Usuários on line
2

+Acessadas Categoria

gif
Envie a um(a) amigo(a)

receitas de tortas doces

receita de torta de framboesa

gif

Ingredientes



Massa:

1 xícara mais 2 colheres (sopa) de
farinha de trigo (135 g)
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga gelada,
cortada em cubinhos
3 ½ colheres (sopa) de gordura vegetal gelada, cortada em cubinhos
3 colheres (sopa) de água gelada

Recheio:

4 xícaras de framboesa congelada (600 g)
1 ½ xícara de açúcar (270 g)
1 colher (sopa) de casca de limão ralada
½ xícara de água (120 ml)
1/4 de xícara de maisena

Para decorar:

1 xícara de creme de leite fresco (240 g)
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara de amêndoas torradas, sem
pele, em lascas (75 g)


Modo de preparo

No processador, coloque a farinha , o sal e o açúcar, e pulse até misturar. Adicione a manteiga e a gordura e pulse até a mistura paracer uma farofa, granulosa. Respingue a água sobra a mistura e pulse de oito a doze vezes, até começar a formar uma massa. Coloque-a sobre uma superfície e, com as mãos, pressione-a para formar um bolo. Achate-a fazendo um disco de 18 cm de diâmetro. Embrulhe-a num filme plástico e leve para gelar por 4 horas ou por uma noite. Desembrulhe e coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Abra-a com um rolo num disco de 35 cm de diâmetro. Se a massa colar na superfície de trabalho, polvilhe mais farinha de trigo. Forre a forma indicada na receita escolhida com a massa e pressione o fundo e os lados. Com um garfo, faça furos no fundo da massa e leve para gelar por 30 minutos.

Obs.: 1. Esta massa serve para uma forma refratária de 21 cm de diâmetro ou para uma forma de 29 cm de diâmetro de fundo removível.

2. Se preferir preparar a massa com antecedência, embrulhe-a num filme plástico e deixe-a na geladeira por dois dias ou no freezer por 2 meses. Neste caso, descongele um noite antes de usar. Pré-aqueça o forno a 200ºC (quente). Forre a massa com papel alumínio e encha com feijão. Asse por 20 minutos ou até que as beiradas estejam levemente douradas. Retire o papel e o feijão. Asse a massa por mais 12 a 15 minutos, até ficar bem dourada. Reserve.

Coloque grãos de feijão cru sobre a massa quando for assá-la, sem recheio, para que as laterais não caiam sobre o fundo. Tenha sempre o cuidado de isolar o feijão da massa com papel-manteiga. Quando as beiradas começarem a dourar, retire os feijões e o papel, e acabe de assar.

Depois de preparada a massa, forre com ela uma forma de 21 cm de diâmetro. Asse conforme a receita e reserve. Numa panela, coloque a framboesa, o açúcar e a casca de limão. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando. Deixe ferver por 10 minutos. Acrescente a água misturada com a maisena e cozinhe, mexendo até engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar e espalhe sobre a massa assada.

Decore a torta: bata o creme de leite com o açúcar até formar picos firmes. Coloque num saco de confeitar com bico pitanga e faça a decoração da torta. Polvilhe com as amêndoas.

Rendimento: 8 fatias - 559 calorias por fatia

Se a fonte da receita abaixo informada estiver com o nome errado, favor enviar email para: Contato do Portal das receitas

A equipe do Portal das receitas agradece e atualizará para seu devido crédito.

Fonte: Denise


Critério - Não é debalde que aqui estou, por algo, "sou respnsável". Persistência - Meu verdadeiro valor, é aquele que eu mesmo "me dou". Ação - São meus atos e não "minhas palavras" que evidenciam, quem de fato "eu sou".
  Autor: José Vieira
Copyright © 2004-2017 - Portal das receitas - Todos os direitos reservados.