Portal das Receitas Portal das Receitas Usuários on line
2

+Acessadas Categoria

gif
Envie a um(a) amigo(a)

receitas de tortas

receita de tarte tartin ou torta de maçã

gif

Ingredientes



Para a massa:

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (225 g)
150 g de manteiga sem sal
1 ovo
2 colheres (sopa) de açúcar

Para as maçãs:

De 6 a 8 maçãs
Água
1 colher (sopa) de suco de limão

Para o caramelo:

3 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
Aniz estrelado
Lascas de gengibre
1 colher (sopa) de manteiga picadinha para colocar sobre as maçãs cozidas


Modo de preparo



Para a massa:

Numa tigela, junte 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo e 150 g de manteiga sem sal. Amasse os ingredientes até obter uma farofa. Acrescente 1 ovo e 2 colheres (sopa) de açúcar, misture com as mãos até obter uma massa homogênea (se necessário acrescente um pouco de água). Faça uma bola, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo no diâmetro da forma.

Para as maçãs:

Descasque as maçãs, corte-as em quatro partes e retire as sementes.Mergulhe as maçãs numa vasilha com água e 1 colher (sopa) de suco de limão para que não escureçam. Reserve.

Para o caramelo:

Faça o caramelo numa forma redonda de 24 cm de diâmetro com 3 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de água, aniz estrelado e lascas de gengibre (para aromatizar) em fogo brando por 20 ou 25 min até obter um caramelo.

Para a montagem:

Sobre o caramelo feito na forma, distribua os gomos de maçã, apertando-os(para que na hora do cozimento não fiquem espaços grandes entre os gomos). Tampe e leve ao fogo médio por 20 min até as maçãs cozinharem. Coloque 1 colher (sopa) de manteiga picadinha sobre as maçãs cozidas e continue o cozimento (por cerca de 20 min) até o caldo das maçãs praticamente evaporar e virar um caramelo firme. Retire a forma do fogo e espere amornar.Ajeite a massa sobre as maçãs. Leve a forma ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 45 min ou até a superfície ficar dourada. Retire do forno e aguarde cerca de 10 min. Desenforme ainda quente.

Dicas:

1) As maçãs são cozidas no fogo dentro da forma para facilitar o controle da evaporação do líquido que se forma ao cozinhá-las.

2) A massa deve ser colocada sobre as maçãs depois de amornarem, para não ser umedecida pelo vapor.

Custo da receita: entre R$ 5,00 e R$ 6,00

Se a fonte da receita abaixo informada estiver com o nome errado, favor enviar email para: Contato do Portal das receitas

A equipe do Portal das receitas agradece e atualizará para seu devido crédito.

Fonte: Ana Maria Braga


Parecemos tão livres e estamos tão encadeados...
  Autor: Robert Browning
Copyright © 2004-2018 - Portal das receitas - Todos os direitos reservados.