Portal das Receitas Portal das Receitas Usuários on line
2

+Acessadas Categoria

gif
Envie a um(a) amigo(a)

receitas de doces

receita de panforte

gif

Ingredientes

Folhas de waffer (tipo hóstia)
400 g de frutas cristalizadas picadas miúdo
100 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau ou chocolate em pó
1 colher (rasa de chá) de cravo em pó
1 colher (rasa de chá) de canela em pó
200 g de avelãs sem pele, torradas e picadas
200 g de amêndoas sem pele, torradas e laminadas
200 g de açúcar cristal
250 g de mel


Modo de preparo

Numa forma retangular (29 cm x 21 cm), forre com papel-manteiga deixando sobrar nas bordas. Forre o fundo e a lateral com folhas de waffer (tipo hóstia). Reserve.

Numa tigela, misture 400 g de frutas cristalizadas picadas miúdo, 100 g de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de cacau ou chocolate em pó, 1 colher (rasa de chá) de cravo em pó, 1 colher (rasa de chá) de canela em pó, 200 g de avelãs sem pele, torradas e picadas, e 200 g de amêndoas sem pele, torradas e laminadas. Reserve.

Numa panela, fora do fogo, coloque 200 g de açúcar cristal e 250 ml de mel. Misture bem.

Ligue o fogo e, com o auxílio de uma colher, vá mexendo (não mexa redondo, mexa reto tipo norte/sul leste/oeste) até ficar em ponto de bala mole (de 3 a 5 min). crescente a mistura feita com as frutas cristalizadas, mexendo sempre no sentido reto, até incorporar todos os ingredientes. Depois de cerca de 5 min a mistura começa a soltar da panela. Desligue o fogo e jogue a mistura na forma reservada, nivelando com o auxílio de uma colher ou saco plástico (untado). Cubra com outra folha de waffer (tipo hóstia).Aperte, com cuidado para não quebrar a folha, para que fique bem nivelado e leve ao forno a 125ºC por mais ou menos 20 min ou até dourar.Retire do forno e deixe esfriar na forma.Tire o papel-manteiga e corte em pedaços. Sirva frio.

Dica: para saber o ponto de bala mole, encha 1 xícara (chá) com água. Coloque uma pequena porção da calda. Se você conseguir juntar esta porção de calda entre os dedos, com facilidade, está no ponto de bala mole.

Rendimento: 8 porções

Se a fonte da receita abaixo informada estiver com o nome errado, favor enviar email para: Contato do Portal das receitas

A equipe do Portal das receitas agradece e atualizará para seu devido crédito.

Fonte: Ana Maria Braga


Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possivel mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um sim ou um não pode mudar toda a nossa existência.
  Autor: Desconhecido
Copyright © 2004-2017 - Portal das receitas - Todos os direitos reservados.