Portal das Receitas Portal das Receitas Usuários on line
2

+Acessadas Categoria

gif
Envie a um(a) amigo(a)

receitas de berinjela

receita de berinjelas da nina

gif

Ingredientes

15 unidades de berinjelas (mais ou menos 4 kg)
200g de sal
350ml de vinagre branco
2 colheres (sopa) de orégano
1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
2 xícaras (chá) de azeite
3 pimentas dedodemoça
8 dentes de alho picados


Modo de preparo

Descasque as berinjelas e fatie como se fosse um talharim. Corte as tiras ao meio, arrume em camadas numa vasilha grande e vá polvilhando sal. Repita a operação até terminar as berinjelas. Coloque um prato e um peso sobre as camadas de berinjelas (pode ser uma panela com 5 litros de água), e deixe de um dia para o outro. Vai sair uma água escura. Pela manhã, escorra esta água e lave as berinjelas em água corrente por 2 vezes. Retire bem a água utilizando um espremedor de batatas ou aperte bem nas mãos. Coloque numa vasilha funda e complete com vinagre branco. Deixe aproximadamente 8 horas. Escorra o vinagre, passe novamente no espremedor de batatas e tempere com orégano, azeitonas, os pimentões picados, o alho, a pimenta dedodemoça e complete com azeite. Deixe descansar durante pelo menos 2 dias na geladeira e sirva com pão italiano, para entrada e aperitivo.

Obs: para consumir no mesmo dia, leve a berinjela escorrida numa panela seca e quente e deixe refogar durante 5 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo. Não pode amolecer. Retire do fogo, coloque numa vasilha refratária e tempere com os ingredientes relacionados.

Como preparar os pimentões

Corte em tiras finas, coloque 1 pitada de sal e deixe descansar durante 12 horas. Escorra bem a água e junte ao tempero da berinjela.

Se a fonte da receita abaixo informada estiver com o nome errado, favor enviar email para: Contato do Portal das receitas

A equipe do Portal das receitas agradece e atualizará para seu devido crédito.

Fonte: Ana Maria Braga


Loucura é hereditária, a gente herda dos filhos.
  Autor: Léa Waider
Copyright © 2004-2017 - Portal das receitas - Todos os direitos reservados.