Portal das Receitas Portal das Receitas Usuários on line
2

+Acessadas Categoria

gif
Envie a um(a) amigo(a)

receitas de aves

receita de peru ao molho francês

gif

Ingredientes

(rendimento: 12 a 15 porções)
1 Peru Temperado Congelado Sadia (cerca de 5,5 kg)
2 colheres (sopa) margarina
1 xícara (chá) bacon cortado em cubinhos
2 cenouras cortadas em cubinhos
2 talos de salsão cortados em tirinhas pequenas
2 cebolas médias cortadas em cubinhos
1 folha de louro
1 ramo de tomilho
1 e ½ xícara (chá) vinho branco
2 colheres (sopa) conhaque


Modo de preparo

Retire o peru do freezer, coloque-o numa assadeira ou refratário grande e descongele na parte de baixo da geladeira por cerca de 24 horas.

Remova a embalagem e retire o saquinho com os miúdos do interior da ave (guarde-os para o preparo de sopas, farofas ou caldos).

Acomode-o numa assadeira, prenda as asas junto ao peito, amarre as coxas, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC), previamente aquecido, por 1 hora e 30 minutos.

Retire o papel, unte o peru com margarina, acrescente à assadeira bacon, a cenoura, o salsão, o louro, o tomilho, o vinho branco e complete o cozimento até que o termômetro pule (cerca de 2 horas), regando de vez em quando com o caldo da assadeira.

Passe o peru para uma travessa e reserve. Coloque a assadeira diretamente sobre a chama do fogão e acrescente o conhaque, raspando bem o fundo da assadeira com uma colher de pau. Junte água, se necessário, e deixe ferver em fogo forte por 10 minutos.

Apague o fogo, retire o louro e o tomilho e bata a mistura no acompanhando o peru.

Variação: Ao invés de bater no liquidificador, sirva o molho com os pedacinhos de cenoura e salsão. Para obter uma textura mais aveludada, faça uma pastinha com 1 colher (chá) margarina e 1 colher (chá) farinha de trigo.

Dicas: as partes mais expostas da ave, como as pontas das asas e das coxas costumam dourar mais rapidamente - se a temperatura interna do forno estiver muito alta, proteja-as com um pedaço de papel-alumínio.

Forno muito quente também faz com o que o líquido do cozimento evapore mais rapidamente - neste caso, aumente a quantidade de água utilizada para fazer o molho.

Para uma distribuição mais regular do calor, coloque a grade do forno numa altura média, virando a assadeira durante o cozimento.

Se a fonte da receita abaixo informada estiver com o nome errado, favor enviar email para: Contato do Portal das receitas

A equipe do Portal das receitas agradece e atualizará para seu devido crédito.

Fonte: Daniel Bork


Questionar sadiamente é um passo fomidável rumo à libertação.
  Autor: Luiz Márcio M. Martins
Copyright © 2004-2018 - Portal das receitas - Todos os direitos reservados.